domingo, 20 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Escola do Escritor - "Pacote de Verão II"

A Escola do Escritor está lançando para os meses de janeiro e fevereiro de 2010 o "Pacote de Verão II" que traz grade com cursos e palestras para escritores, profissionais do livro, estudantes e outros interessados. Os cursos da Escola do Escritor revelam a arte de escrever, publicar, imprimir e comercializar livros, e destinam-se também aos interessados em escrever teses, blogs, sites, antologias, e textos para participação em concursos literários entre outros. O objetivo é oferecer oportunidade de aperfeiçoamento no trabalho ou na realização de um sonho. O corpo docente é de primeira e a experiência conta pontos. Para quem desejar se inscrever em mais de um curso vale pedir um desconto especial. Inscrições e informações no site.

CURSOS

27/01/2010
Segredos para Despertar a sua Criatividade
Descubra o Escritor que existe dentro de Você!
Armando Alexandre dos Santos

28/01/2010
Preparação e Revisão de Textos
Ana Cristina Mendes Perfetti

29/01/2010
A Arte de Escrever, Publicar e Comercializar o Produto Livro
Maria Esther M. Perfetti e João Scortecci

30/01/2010
O Editor: quem é, o que faz
A. P. Quartim de Moraes

01/02/2010
Comunicação e Postura:
Sucesso na sua Vida Pessoal e Profissional
Maria Alice Brazão e Laís Aguiar

02/02/2010
O Livro e o Direito Autoral: Questões Práticas
Maria Esther M Perfetti e João Scortecci

03/02/2010
Trabalhando sua imagem e a de seu livro na mídia
Marilu G. do Amaral

05/02/2010
Como Montar e Administrar com Sucesso uma Editora
Maria Esther M Perfetti e João Scortecci

ESCOLA DO ESCRITOR
escoladoescritor@escoladoescritor.com.br
http://www.escoladoescritor.com.br/
(11) 3034-2981

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2010

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 12 a 22 de agosto de 2010, no Anhembi. Será o maior evento literário e cultural do Brasil em 2010.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura


Reinaugurada a 09 de dezembro de 2004, a Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, é o primeiro museu do país destinado à poesia. Além de abrigar exposições, guarda também o acervo de cerca de 20 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003). Outra atração é a Biblioteca Circulante especializada em poesia. A Casa promove cursos bimestrais, exposições, peças de teatro, lançamentos de livros, palestras e eventos musicais. A Casa foi idealizada principalmente como um local democrático, para estímulo à reflexão e divulgação da literatura em geral e da poesia em particular.


A Casa pretende dar continuação ao trabalho realizado na instituição nos últimos anos, que incluiu a realização, no espaço museológico, de inúmeras atividades dedicadas ao estudo e à propagação da literatura, como cursos semanais ministrados por importantes nomes da cultura contemporânea, palestras, debates, recitais, exposições, entre outros eventos. Com a realização de novos eventos periódicos, é pretendida a ampliação das atividades voltadas principalmente ao incentivo do diálogo entre poetas de outros estados e países, facilitando a aproximação e intercâmbio da literatura de diversas culturas. Seria iniciada, assim, uma abertura ao universo lusófono, apresentando ao público paulistano autores de língua portuguesa ainda pouco lidos ou conhecidos em nosso país e promovendo a aproximação de autores de diferentes países e territórios de língua portuguesa.

Será também instalada uma área de exclusividade sobre a vida e obra do poeta Haroldo de Campos: um centro de documentação que contará com amplo material sobre o poeta, incluindo publicações raras e destaques em periódicos do Brasil e do exterior, além da produção do próprio Haroldo de Campos.


Casa das Rosas

Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura



Av. Paulista, 37 - Bela Vista
CEP.: 01311-902 - São Paulo - Brasil
(11) 3285.6986 / 3288.9447

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CASA DAS ROSAS, DA LÍNGUA E DA LITERATURA - POIESIS

Criada em 1995, a Sociedade dos Amigos da Casa das Rosas tinha como objetivo principal dar apoio às atividades desenvolvidas pela Diretoria da Casa das Rosas e realizava sua atividade fim através da intermediação de parcerias e patrocínios com empresas e instituições privadas e públicas, bem como apoio através de recursos humanos e financeiros.


Entre as atividades desenvolvidas estavam: oficinas, simpósios, seminários, workshops, lançamentos de livros, exposições e outras atividades museológicas, apresentações teatrais e musicais, eventos de incentivo à poesia, à literatura e às diversas áreas de produção artística e cultural, garantindo assim o acesso da população à cultura em geral.

A plena realização do programa de atividades da Casa das Rosas, nos últimos anos, tornou-se possível com o apoio da Sociedade, que complementava recursos financeiros e humanos através de: intermediação de patrocínios para equipamentos e obtinha recursos financeiros necessários para o desenvolvimento das atividades propostas pela Diretoria. Oferecia, também, colaboração técnica na elaboração da programação das atividades e colaboração nas atividades administrativas e de produção por meio de voluntários.

Sendo assim, a Sociedade, desde a sua fundação, em muito colaborou no projeto de se manter a Casa das Rosas como um espaço cada vez mais atuante no sentido de conservar e valorizar o patrimônio cultural, assim como o de divulgar a arte a poesia, a literatura e a cultura.

Durante o ano de 2007, a Sociedade dos Amigos da Casa das Rosas, em contato direto com o Conselho da Biblioteca Haroldo de Campos, do qual participam alguns dos seus membros, foi fundamental na captação de recursos que possibilitaram a catalogação parcial da Biblioteca e sua disponibilização ao público de São Paulo por meio de catálogo eletrônico.

Em 2008, o estatuto social da Sociedade foi reformulado, adequando-se às leis atuais e possibilitando à agora denominada Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura, pleitear a qualificação como uma Organização Social e assim colocar-se à disposição do Governo de São Paulo para administrar unidades museológicas ligadas à língua e à literatura.

fonte: http://www.poiesis.org.br/index.php