CONHEÇA A HISTÓRIA DA SCORTECCI
A Scortecci nasceu em agosto de 1982, uma sexta-feira 13, na Galeria Pinheiros, loja 13, na Rua Teodoro Sampaio, em São Paulo, Capital.
Em sua história, conserva os mesmos objetivos e propósitos desde a sua fundação: publicar livros de novos autores, organizar concursos e prêmios literários, realizar recitais e eventos culturais, organizar antologias e fomentar o mundo literário revelando novos talentos.
Fazem parte do Grupo Editorial Scortecci: Scortecci Editora, Fábrica de Livros, Gráfica Scortecci, Escola do Escritor, Livraria Asabeça e os Portais na Internet – Amigos do Livro, Portal Escritor, Concursos e Prêmios Literários, PID - Impressão Digital e TV Livro.

Nos últimos anos, a partir de 2005, a Scortecci ampliou suas parcerias. Foram desenvolvidos projetos com a UBE - União Brasileira de Escritores - SP, REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, Parceiros do Livro, RR Donnelley, AN - Agência de Negócios, Livraria Cultura e Canon do Brasil.
Hoje a Scortecci edita, em média, 1,5 título por dia. São mais de cinco mil títulos em primeira edição. Seus autores estão espalhados por todos os estados brasileiros e também em países da Europa, Américas do Norte, Central e Sul, Oceania e África.
Desde 1994, a Scortecci marca presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com estande próprio e programação intensa. Foram nove participações: 1994, 1996, 1998, 1999 (Salão do Livro), 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008.
Para 2010 já reservou espaço de 100 m² na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontece de 12 a 22 de agosto, no Anhembi.
Além das antologias que circularam tradicionalmente nas Bienais do Livro de São Paulo desde 1994, a Scortecci já organizou mais de cinqüenta outras coletâneas, sempre com o objetivo de revelar novos autores e promover a literatura brasileira.
”Não há nada melhor para um novo escritor que estrear em uma antologia. É o caminho de muitos, que maduros e batizados com a experiência, se sentem encorajados para um primeiro livro solo” é o que pensa João Scortecci, Diretor-Presidente do Grupo Scortecci.
”Eu mesmo participei de quatro antologias, Ensaios I, II. III e IV, do Grupo Poeco, no final dos anos 70, para somente em 1982 publicar o meu primeiro livro individual”, complementa João Scortecci.
Nos últimos anos, a Scortecci tem investido com empenho na formação e na contratação de bons profissionais, além de aprimorar cada vez mais seu trabalho editorial e gráfico, com a compra de máquinas e equipamentos de última geração.
É a Scortecci mostrando o seu diferencial.
A Scortecci organiza anualmente três concursos literários: Prêmio Literário Livraria Asabeça, Prêmio Canon de Poesia e Concurso Literário Amigos do Livro – Flipoços.
PRÊMIOS
Ao longo de sua existência, a Scortecci foi laureada com o Prêmio Jabuti, em 1986, Categoria Poesia, prêmio outorgado pela Câmara Brasileira do Livro, com a obra “Canteiro de Obras” da escritora Ilka Brunhilde Laurito.
Foi ainda finalista do Prêmio Jabuti, por mais 4 vezes, com as obras: E Vou e Vamos Águas Emendadas (1998), do escritor Izacyl Guimarães Ferreira, Compasso Binário (1999), do acadêmico Geraldo Pinto Rodrigues, Um Homem e suas Sombras (2002), do poeta Samuel Penido e com o livro Cheiro de Terra - Contos Fazendeiros, da escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado (2009).
Pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte recebeu os seguintes prêmios: Melhor Livro do Ano (1992), com a obra O Tecedor e sua Trama do escritor Francisco de Oliveira Carvalho e Autor Revelação (1990), com a obra Memorial de Inverno, do poeta Paulo Sampaio.
Em 2007 recebeu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional categoria melhor romance, com a obra O Tempo Físico de Idalina Azevedo da Silva.
Em 2008 recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras, melhor livro de poesias, com a obra Discurso Urbano de Izacyl Guimarães Ferreira.
Trilhar passo a passo o caminho da criação à edição, incentivando novos talentos, sempre será o objetivo da Scortecci.
A sua história está sendo escrita pelos seus autores e suas obras. Razão e essência de sua existência.
O EDITOR
João Scortecci, fundador do Grupo Editorial Scortecci nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1956. Veio para São Paulo em 1972, onde reside até hoje. Fez sua estréia na Revista Poetação (FAU-USP), em 1973, com a poesia “Mulher de Rua”.
É escritor premiado, entre eles: Prêmio Sesquicentenário da Independência (1972) e Prêmio Itajaí de Poesia, com o livro O Eu de Mim (1982).
Tem 11 livros publicados, que somam mais de 40 edições. Destaque para as obras: A Morte e o Corpo, O Eu de Mim, Água e Sal, Na Linha do Cerol, Guia do Profissional do Livro (coautoria com Maria Esther Mendes Perfetti) e os livros infanto-juvenis: O Touro de Ouro, O Peixe Voador e A Pulga Elétrica.
Foi membro da CNIC, Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Área de Humanidades, de 1996 até 2007, Diretor-Adjunto da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, e Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da entidade, no biênio 2002/2003.
Membro do Conselho Fiscal da ANL, Membro do GEDIGI / Abigraf - SP e Vice-Diretor do GE-EDITORIAL / Abigraf - SP.
Docente da Escola do Escritor.
É consultor e palestrante nas áreas de Impressão Digital, Direito Autoral e Mercado Editorial Brasileiro, editor dos Portais na Internet Amigos do Livro e PID - Impressão Digital.